Os baobás são originários da África ( a maioria das suas espécies). Essas árvores gigantescas, que sobrevivem em ambientes muito áridos, tem uma capacidade incrível de armazenar em seu tronco até 120.000 litros de água!
Há várias lendas a respeito dos baobás, sua ancestralidade e sua história. Umas delas é a de que o formato de seus galhos representariam o sofrimento do povo africano, como braços estendidos para os céus, clamando pela piedade divina.
Mas a mais bonitinha conta que o baobá teria sido a primeira árvore que Deus criou, ao lado de um lago. Quando Deus ia criando árvore de outras espécies, o Baobá olhava através do reflexo no lago e questionava cheio de inveja:
- Porque aquela árvore tem as folhas amarelas e eu não tenho?
Deus respondia que ele tinha sido o primeiro a ser criado e, por isso, era o mais querido, mas o baobá continuava a questionar e reclamar do que não tinha. Então, Deus teria se enfurecido e virado o Baobá de cabeça para baixo. O que ficou pra cima teriam sido as raízes e a cabeça do Baobá enterrada no chão.
Dizem que por isso as pessoas ficam embaixo do Baobá, a escutar seus conselhos. Ela seria a árvore mais antiga e todas as histórias do mundo estariam contidas no Baobá.