terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Curiosidades a respeito dos vinhos - I

Bordeaux

"Os vinhos franceses de Bordeaux são admirados e desejados em todo o mundo por sua elegância e sofisticação. A região também é conhecida pela beleza de suas propriedades, com suntuosos palacetes entre vinhedos cuidadosamente cultivados. Boa parte desses locais está às margens do estuário de Gironde, formado pela junção dos rios Dordogne e Garonne. Na margem direita estão as regiões de Pauillac, Margaux, St. Julién e St. Etèphe. E, na esquerda, Saint-Émilion e Pomerol, aclamadas áreas de cultivo da delicada e feminina uva merlot.

Saint-Émilion é uma charmosa cidade medieval da França onde nascem alguns dos mais cobiçados tintos do mundo. Mas uma vinícola ali se destaca também por sua  inusitada história: a Domaine de Saint Martin (hoje Chateau Canon), adquirida em 1760 por Jacques Kanon, um famoso pirata francês que usou fundos de saques a navios ingleses no reinado de Luiz XV para comprar as terras.

Depois de construir no local uma elegante moradia, Kanon a cercou por videiras, e somente de videiras - uma prática de agricultura pouco usual na época. Isso foi uma revolução que ajudou a revelar o imenso potencial do local para a produção de vinhos sutis e delicados de grande qualidade.

Mais tarde, a vinícola foi comprada pelo bordalês Raymond Fontémoing e, em 1919, pela família Fournier, que a vendeu para o grupo Chanel em 1996. Desde então, a Canon vem passando por um processo de modenização, mas sem perder as origens - suas galerias subterrâneas, formadas por pedras usadas nas construções de Saint-Émilion, por exemplo, hoje são usadas para acolher as barricas de carvalho e as garrafas de vinhos." (Arthur Azevedo, in TAM nas Nuvens nº 35, Novembro/2010)

PS - O Clos Canon foi escolhido para ser servido a bordo da Primeira Classe da TAM em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário