sexta-feira, 13 de maio de 2016

BAIRRO ALTO Astral

Um viajante coleciona lugares onde ele se sente em casa. Isso acontece quando ele não precisa mais de mapas ou indicações para se achar. Basta a vontade de ir ou ficar.



O Bairro Alto de Lisboa tem gosto de casa. Daquelas que a gente não sabia a saudade que sentia até chegar lá de novo. Nos seus séculos de história cabe direitinho o recém chegado que vem de mansinho.



TEMPO - O tempo do Bairro Alto não corre. Lá não há grandes hotéis, mega lojas ou amplos restaurantes. O seu único superlativo é a vida noturna, mas ainda ela se desenrola através de microcosmos de alegria.

O jeito de lá viver não combina com a pressa. "O apressado apanha os acontecimentos antes de esses se definirem e serem claros. Por isso, o apressado age mal. Encontra-se com o destino antes do tempo. Encontra-se com a infância do destino e não com o destino já maduro."*

No Bairro Alto há "poemas seguros em cordas de pendurar roupas... Seria interessante poder verificar-se a consistência dos poemas como se faz com o pão. Tocar um poema como no pão para ver se está no ponto certo". No Bairro Alto, portanto, "o paladar está inclinado para a poesia",*

ASTRAL - No alto daquela colina há uma alegria calma por todo lado.



"Não apenas o ar... é oxigênio melhorado... É, por isso, de outro nível, é um oxigênio que balança entre o divertido e o surpreendente; um oxigênio traquina, quase infantil. Eis, pois, a atmosfera, o ar que se instala acima do solo"* no Bairro Alto, quando ali se flana a admirar os bucólicos jardins...





 os atraentes mercadinhos e cafés...





 os instigantes nomes de ruas e dizeres anônimos...




 ou ao voltar para sua pensão e  achar o seu pijama divertidamente arrumado a te esperar!



É por esse astral elevado, por essa tranquilidade repousante, por essa familiaridade cativante, que se deixa o Bairro Alto com um sorriso nos lábios, inspirado pela certeza de que a alma  fez uma boa visita  ao lar.


*Às vezes alguém traduz melhor em palavras os nossos sentimentos do que somos capazes.
Os trechos transcritos foram escritos por Gonçalo M. Tavares, a respeito de uma outra cidade, na Revista Up de maio/2016, mas serviram como luva para dar voz às minhas próprias impressões. Não foi eu que escrevi, mas quisera eu que tivesse sido!

3 comentários:

  1. Bem-vinda de volta! Saudades de viajar Batendo Perna!!!

    ResponderExcluir
  2. Uhuuuuuuuu ��
    Amei rever o Bairro Alto, mais do que isso, amei sentir a sua ternura, a sua sutileza em falar do lugar.

    Beijo

    Bia

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de respirar o "oxigênio traquina". Lembrou-me,por um instante, Colônia de Sacramento.

    ResponderExcluir