A maioria das viagens nascem duma centelha, um desejo não consciente, uma ideia ainda carente de forma.
Certa feita, em casa, assistindo o encerramento das olimpíadas de Londres, deslumbrou-me a homenagem aos voluntários, que colaboraram na realização daqueles jogos. Lembrando-me que os próximos jogos seriam no Brasil, desejei integrar o corpo de voluntários da Rio2016.
Assim como todo desejo, aquele me deixou alerta para o momento que, ainda em 2014, foram abertas as inscrições para o voluntariado dos jogos olímpicos. Desde então, essa tem sido uma longa viagem, que começou com formulários e prosseguiu com testes, cursos, dinâmicas e avaliações.
Desde o primeiro momento, manifestei meu desejo maior de participar dos jogos de tênis, meu esporte preferido. Na semana do meu aniversário deste ano, recebo de presente a minha carta convite para ser assistente do local de competição no Centro Olímpico de Tênis.
Ao invés de parecer uma reta de chegada, aí que a verdadeira viagem começou: aceitação do convite, da escala proposta, cursos on line e presencial.
A ida ao Rio, para o curso presencial, incluiu o agendamento para o credenciamento e a retirada dos uniformes. Foi especial chegar à cidade e percebê-la se aprontando para o grande evento. Já se reconhece as inovações nas áreas de estruturas viárias, acolhimento de turistas e opções culturais e de entretenimento.
Entrar no Centro Olímpico pela primeira vez e ver os últimos ajustes para que as atividades tenham início fez lembrar alguém se aprontando para uma grande festa: o cuidado na apresentação, com o sentimento de antecipação da emoção de fazer parte dela.
Entrar na quadra central do Centro Olímpico de Tênis foi ver que o sonho estava se tornando realidade e se deslumbrar com a beleza que não encontrou paralelo nem mesmo na imaginação.
Retirar as credenciais e os uniformes possibilitou o encontro com os demais voluntários e o reconhecimento neles das próprias emoções, fazendo surgir um sentimento profundo de inclusão na recém criada família olímpica.
O momento agora é de expectativa. Os preparativos foram feitos, a casa está arrumada e os convidados estão pra chegar. Apesar de todo o caminho percorrido, a sensação é de que agora é que a viagem vai começar!!!