domingo, 31 de julho de 2016

Uma Longa Viagem


A maioria das viagens nascem duma centelha, um desejo não consciente, uma ideia ainda carente de forma.
Certa feita, em casa, assistindo o encerramento das olimpíadas de Londres, deslumbrou-me a homenagem aos voluntários, que colaboraram na realização daqueles jogos. Lembrando-me que os próximos jogos seriam no Brasil, desejei integrar o corpo de voluntários da Rio2016.
Assim como todo desejo, aquele  me deixou alerta para o momento que, ainda em 2014, foram abertas as inscrições para o voluntariado dos jogos olímpicos. Desde então, essa tem sido uma longa viagem, que começou com formulários e prosseguiu com testes, cursos, dinâmicas e avaliações.
Desde o primeiro momento, manifestei meu desejo maior de participar dos jogos de tênis, meu esporte preferido. Na semana do meu aniversário deste ano, recebo de presente a minha carta convite para ser assistente do local de competição no Centro Olímpico de Tênis.
Ao invés de parecer uma reta de chegada, aí que a verdadeira viagem começou: aceitação do convite, da escala proposta, cursos on line e presencial.
A ida ao Rio, para o curso presencial, incluiu o agendamento para o credenciamento e a retirada dos uniformes. Foi especial chegar à cidade e percebê-la se aprontando para o grande evento. Já se reconhece as inovações nas áreas de estruturas viárias, acolhimento de turistas e opções culturais e de entretenimento.
Entrar no Centro Olímpico pela primeira vez e ver os últimos ajustes para que as atividades tenham início fez lembrar alguém se aprontando para uma grande festa: o cuidado na apresentação, com o sentimento de antecipação da emoção de fazer parte dela.
Entrar na quadra central do Centro Olímpico de Tênis foi ver que o sonho estava se tornando realidade e se deslumbrar com a beleza que não encontrou paralelo nem mesmo na imaginação.
Retirar as credenciais e os uniformes possibilitou o encontro com os demais voluntários e o reconhecimento neles das próprias emoções, fazendo surgir um sentimento profundo de inclusão na recém criada família olímpica.
O momento agora é de expectativa. Os preparativos foram feitos, a casa está arrumada e os convidados estão pra chegar. Apesar de todo o caminho percorrido, a sensação é de que agora é que a viagem vai começar!!!








4 comentários:

  1. Top demais! Ver os astros do tênis deve ser incrível!

    ResponderExcluir
  2. Top demais! Ver os astros do tênis deve ser incrível!

    ResponderExcluir
  3. Kakal, quanta emoção, estamos curtindo junto com você,é como se estivéssemos também. Curta muito que cuidaremos dos periquitos viu? Bj

    ResponderExcluir
  4. Que linda a cerimônia de abertura das Olimpíadas, estou orgulhosa de sua participação aí viu Kakalzinha. Te amo. Bj

    ResponderExcluir