quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O Outro Lado do Mundo II - Reino das Águas Claras

Ao redor desse planeta,  a par das mais variadas paisagens aéreas e terrestres,  há todo um universo de belezas ímpares que descansam no silêncio das profundezas aquáticas.
A nós,  seres humanos,  que não somos dotados de guelras ou outro mecanismo que nos permita sobreviver submergidos, nos resta breves visitas,  paramentados com algo que nos garanta o retorno seguro.
Eu já havia me deslumbrado com a vida e cores marinhas,  há muitos anos atrás, quando estive em Fernando de Noronha.  Então,  quando surgiu a  oportunidade de ir à Austrália,  animou-me a possibilidade de conhecer a "Great Barrier Reef".
A Grande Barreira de Corais é o maior ser vivo do planeta e suas dimensões permitem que ela seja vista até do espaço. Ela fica situada na costa leste da Austrália e é acessível através de passeios de barco, na sua maioria,  partidos de Cairns.


Os barcos são amplos, confortáveis e seguros. Como o passeio dura o dia inteiro, incluem no preço do ingresso uma  boa refeição de almoço, além do equipamento de snorkel para mergulho. Roupas de proteção são alugadas à parte  e o seu uso é recomendável.


Quando chega o momento dos mergulhos ( são dois mergulhos em pontos distintos),  nós não estamos preparados pra o que veremos a seguir.

Somos recebidos por inúmeros peixes, dos mais variados tamanhos e cores.  Mas somente depois do deslumbramento inicial,  conseguimos enxergar o tesouro ainda mais valioso,  que descansa mais abaixo,  no solo do relevo oceânico.


Os corais australianos variam de forma,  cor e tamanho.  Parecem uma pequena floresta colorida e em constante movimento.  O movimento das águas faz com que as pequenas árvores e arbustos se movam como em uma dança exaustivamente ensaiada.  Depois de um tempo observando com o silêncio mudo a nos tampar os ouvidos,  fui capaz de ouvir uma trilha sonora buscada nos arquivos da minha imaginação.  A música que ouvia era da trilha sonora de Blue, um  filme querido sobre mergulho que vi há muitos anos atrás.




 Este post não vai ter fotos da Grande Barreira de Corais, Não as tirei. Se tivesse tirado, não refletiria a grandiosidade do que há lá para ser visto. As imagens, eu as trago na lembrança e na saudade daqueles raros momentos em que vivi e fui maravilhosamente bem recebida no Reino das Águas Claras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário