Mineira de nascimento, com residência em Recife - PE. Batendo Perna não é um blog somente sobre viagens, mas um espaço para falar de coisas lúdicas que inevitavelmente estão ligadas às nossas andanças por aí...
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Preparando emoções
Ultimamente eu tenho ouvido ou lido frases bem interessantes sobre a culinária e o ato de cozinhar.
Num programa de televisão, um candidato de um reality show culinário, observou que descobriu que a audição é um sentido muito importante para quem cozinha. Ele quis dizer que a opinião daquele que saboreia o prato é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de quem o preparou.
Isso fez-me pensar que o ato de cozinhar está muito longe de ser um ato solitário. Claro que o pode ser, por opção, mas ele ganha em sentido e ludicidade se tem um destinatário, a quem - ainda melhor - se quer agradar.
"O inferno é o lugar onde nada está sendo cozido e ninguém está esperando."
Como diz a minha querida amiga Inês, um prato não carrega somente os ingredientes usados na receita, mas a energia daquele que o preparou.
"Além disso, o ato de comer tem um sentido simbólico para o homem. Comer do mesmo pão, por exemplo, é alimentar-se juntos, é sinal de fraternidade e companheirismo. Daí a expressão com pão ter dado origem á palavra companheiro."
Preparar um prato pode ser um ritual tão sensual como escolher uma roupa para vestir-se ou despir-se para alguém. Um conhecido exemplo disso foi o narrado no filme Como Água para Chocolate, em que o contato sensual entre dois (não) amantes era através da comida que ela preparava.
"Talvez seja verdade que a vida é uma busca pela beleza, pela harmonia derivada da mistura das coisas. Talvez a vida seja a busca pelo sabor. Não apenas o sabor de um alimento, mas de um momento, de uma cor, de uma voz - o sabor do que podemos ouvir, ver e tocar."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Kakal,
ResponderExcluirAmei.
Saber disso:
" Comer do mesmo pão, por exemplo, é alimentar-se juntos, é sinal de fraternidade e companheirismo. Daí a expressão com pão ter dado origem á palavra companheiro."
Beijo
Bia