Os dálmatas, cujos representantes mais ilustres são os cento e um cachorrinhos da Disney, vêm da região da Dalmácia, ou Dalmacija, na lingua local.
A Dalmácia é uma região que abrange territórios da Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro, na costa leste do Mar Adriático.
O Mar Adriático, por sua vez, é um prolongamento do Mar Mediterrâneo, que fica entre a Itália (as costas da bota) e os países da antiga Iugoslávia, na região dos Balcãs.
Embora a Dalmácia interior ocupe uma faixa até cerca de 50 km do mar, a região se estende mesmo pelo litoral, sobretudo da Croácia.
Dessa região, a cidade que mais se destaca é Split.
Uma cidade portuária, fortemente construída, ainda antes dos Romanos. A história da região é marcada por sucessivas dominações e rebeliões, mas hoje resta onipotente, na bonita Grad (centro histórico), o Palácio de Diocleciano, onde foi assassinado o último imperador do Império Romano do Ocidente.
A Dalmácia é uma região muito bonita, tanto no interior, onde se vê muita produção agrícola e silvestre, como no belíssimo litoral, onde a costa de promontórios, falésias e água azul muito límpida, fazem a alegria dos turistas.
A culinária local é rica em peixes, mariscos e camarões, nas mais variadas formas de serem servidos, sempre acompanhados de muito vinho. De uma garçonete, em Pula, ouvi a seguinte pérola: "Um peixe, para ser bem comido, tem que nadar três vezes: a primeira, na água do mar; a segunda, no azeite, quando na panela; e a terceira no vinho, no estômago."
Isso demonstra a cordialidade que pude perceber, de uma forma geral, nas pessoas, que, a despeito de todas as dificuldades que enfrentaram (incluindo uma guerra recente), são muito simpáticas e tratam bem os turistas.
Ah! Claro, e ainda têm sua própria cerveja!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário