quarta-feira, 20 de junho de 2012

Longe demais

É muito bom visitar lugares que a gente já conhece. Em cada nova visita, à sensação de familiaridade, somam-se novas descobertas e encantos desconhecidos. Assim foi que na minha última visita a Amsterdam, descobri detalhes e curisodades num tour a pé pela cidade. O passeio, além de divertido e prazeroso, é gratuito.*

*Free Tour Sandemans New Europe
No entanto, às vezes, dá vontade de transpor os limites conhecidos e partir em busca do desconhecido. Também é muito boa a sensação de chegar de mansinho num lugar e ir descobrindo aos poucos suas cores, aromas e energia.
Impregnada do estado de espírito inquieto, aventureiro e desbravador por ocasião da minha última viagem, resolvi que guardaria uns dias para transpor minhas fronteiras terrestres e iria mais longe do que jamais tinha ido. Assim, parti para a Rússia, com destino a São Petersburgo, passando por Moscou.
Obviamente, eu sabia que o país esteve fechado para as influências externas por muito tempo, mas, ao chegar em Moscou e vencer as minhas primeiras dificuldades de me comunicar em inglês, comecei a perceber que as influências externas podem ter tardado, mas chegaram:


O antigo e o moderno não só convivem, mas se fundem de uma maneira impressionante. O metrô de Moscou, que transporta diariamente  uma quantidade de pessoas correspondente ao fluxo de Paris e Londres somados, circula por estações suntuosas, que parecem até catedrais...


 
...e as catedrais - Ah, as catedrais!  - são belíssimas!
Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha
Catedral de Cristo, o Salvador

Entretanto, quando cheguei a São Petersburgo, foi  que realmente senti a alma russa. Cidade mais turística e afável que Moscou, nela o turista se sente mais à vontade.

Animada com a experiência de Amsterdam, optei também por um tour a pé pela cidade. Andando por lá, percebe-se como os russos cultuam seus gênios literários antigos...  


...como mantêm o tradicional fabrico do queijo...



... como tomam corriqueiramente o borsch, sua tradicional sop típica...


...como  é recente o seu despertar do isolamento cultural. 
Esse é o primeiro local de ocupação artística de São Petersburgo. Um local que foi ocupado pelos artistas para poderem externar suas idéias e aspirações. Fiquei muito surpresa com o fato de que, naquele momento histórico, no qual se encheram de coragem para demonstrar a sua rebeldia, eles falaram de amor, de Beatles, de Yellow Submarine...


 
... e isso na década de 80!
 
Depois dos dias que passei na Rússia, dos quais eu trago a lembrança da igreja que assumiu o topo do meu ranking pessoal de beleza... 



Cathedral of Savior in Blood




...voltei pra casa feliz de lá ter estado e expandido o meu horizonte de conquistas anteriores.

Desta vez eu fui longe. Mais longe do que já tinha ido antes. Mas, enquanto houver o desejo de conhecer novos lugares... nunca terá sido longe demais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário