quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nobel

É época de se falar dos prêmios Nobel.

Alfred Nobel nasceu rico, mas seu pai veio a falir. Antes, no entanto, que isso acontecesse, teve boa educação e aprendeu a valorizar o conhecimento. O dinheiro que custeia o pagamento dos prêmios anuais vem do fabuloso patrimônio que ele amealhou ao longo da vida, recebendo os frutos da patente da sua principal invenção: a dinamite.

Ao falecer, deixou uma herança de 32 milhões de coroas suecas e, a invés de contemplar  seus herdeiros diretos, determinou a criação de uma instituição à qual caberia recompensar, a cada ano, pessoas que prestaram grandes serviços à Humanidade. Assim a Fundação Nobel gere os rendimentos da fortuna de Nobel e  premia, a cada ano, os destaques do conhecimento nas seguintes categorias: 

Nobel de Química (decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia)
Nobel da Paz (decidido por um comitê designado pelo parlamento norueguês)

Os nomes dos laureados são anunciados em outubro pelos diferentes comitês e instituições que realizam a escolha.  Os prêmios são entregues na Câmara Municipal de Estocolmo, pelo Rei da Suécia, com exceção do Prêmio da Paz.


                                                                                      (Salão da entrega dos prêmios)


         (Salão do baile em comemoração da premiação)


                                                                                                    (Salão do baile tem revestimento dourado) 

A entrega do Nobel da Paz desde a criação é entregue em Oslo, sendo presidida pelo Rei da Noruega.



Em Oslo pode-se visitar o Centro do Nobel da Paz, com um rico acervo não só sobre o Prêmio da Paz, como da histórria do próprio Alfred Nobel. Um lugar cuja visitação, acompanhada por guias muito preparados, é muito emocionante.

O Prêmio de Economia , na verdade, não é oferecido pela Fundação Nobel, mas pelo Banco Central da Suécia em memória de Alfred Nobel (decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia).

2 comentários:

  1. Pense que logo no começo do mês sonhei com o Nobel de Literatura... agora não lembro bem do sonho, mas um dos concorrentes era Haruki Murakami, um autor que adoro e, que descobri depois, está mesmo concorrendo. Spooky! rs.
    Pergunta da chata: por que o Nobel da Paz é na Noruega???
    Bjo e thanks sempre, Dri.

    ResponderExcluir
  2. Errata: Murakami estava "concorrendo". Fui procurar a informação, e li que o autor sueco ganhou... :(
    Tudo bem que estou um cadinho atrasada...rs. Bjo!

    ResponderExcluir