sábado, 8 de outubro de 2011

Poesia nos Açores

Certo dia decidi-me ir ao arquipélago dos Açores. Na ocasião, várias pessoas me perguntaram: "O que há nos Açores?" Diferentemente de outras ocasiões, nas quais partia com quase tudo organizado e sabia grande parte do que iria encontrar, desta vez eu respondia: "Não sei ao certo. Ouvi dizer que tem lindas cachoeiras..."

Das nove ilhas dos Açores, minha passagem aérea me levaria à ilha Terceira. Lá cheguei já quase às dez horas da noite, quando descobri que tinha reservado um hotel em São Jorge, uma ilha diferente. (!!!) Passados os instantes de estupefatação, o motorista de taxi me perguntou se eu gostaria de ir à Angra do Heroísmo-  a maior cidade da ilha, mas que ficava distante -ou à Praia da Vitória, o vilarejo que ficava mais próximo. Foi assim que cheguei ao hotel Marina da Vitória, à noite, sem ter a menor idéia do que encontraria por lá.

Na manhã seguinte, o que espiei da janela não era nada intimidador, mas um lugar aprazível, de um mar calmo e convidativo...



Após um café da manhã reanimador, com especialidades açorianas, inclusive das outras ilhas (Uhha para o queijo de São Jorge!!!), aluguei um carro e parti para a exploração da ilha.

A área rural tem os pastos divididos com murinhos de pedra, como na Escócia, só que de todo lado se enxerga o mar.




Mas, considerando que eu estava numa pequena porção de terra no meio do Oceano Atlântico, comecei a perceber que o tempo podia mudar de uma hora pra outra.




Na verdade, ele mudava várias vezes de uma hora pra outra.
 
Acostumando-me, então, com a instabilidade do clima na ilha, continuei na minha expedição, verificando o que tem nos Açores...

Tem mar,





tem vida selvagem,





tem recantos bucólicos,





tem caminhos intrigantes,


 


tem touros,





 e tem poesia.






Poesia???

É, a Praia da Vitória é a terra natal de Vitorino Nemésio, poeta, escritor e intelectual do qual os açorianos têm muito orgulho.



Por todo o vilarejo da Praia da Vitória, que é encantador, tem referências poéticas aos mais variados poetas e escritores. O "Caminho dos poetas" é um projeto em que em cada rua tem um mural de azulejos pintados com alguma frase ou poema diferente.

Agora, depois de ter estado lá, quando alguém me pergunta sobre o que tem nos Açores, além de tudo o que um turista pode esperar de lá, eu digo: Os Açores têm poesia.

Um comentário:

  1. Puxa, viajei feliz que só agora... E fiquei mais convencida de que as melhores viagens são, realmente, as inesperadas (e as que começam parecendo uma furada, rs).
    Férias felizes em alguns parágrafos : )
    E agora posso dormir descansada!!!

    ResponderExcluir