segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Brevidade




Um dia desses, assistindo o filme "Larry Crowne, O Amor está de volta", percebi, numa das cenas que se passam na sala de aula da Professora Mercedes, a seguinte frase escrita na parede: "Brevity is a great charm of eloquence"*.

Fiquei com aquela frase na memória e, pensando na brevidade, lembrei-me inevitavelmente da Alice Ruiz. A primeira razão para a lembrança é que foi através dela que eu conheci  os haikais. Encantei-me pelos haikais pela imensa capacidade de transmitir tanta emoção com tão poucas palavras. Eu teria vários haikais dela para mencionar, já que considero muitos deles perfeitos.

Mas há ainda outra razão para a frase sobre a brevidade me lembrar Alice  Ruiz: é que há anos uma frase dela me serve de inspiração e tornou-se um mantra pra mim, na busca da difícil conciliação da verdade X sinceridade X coerência X respeito.

  

"Que o breve
seja de um longo pensar

Que o longo
seja de um curto sentir

Que tudo seja leve
de tal forma
que o tempo nunca leve."


* Frase que teria sido escrita originariamente em latim e é atribuída a Marcus Tullius Cicero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário